
Evento bimestral da Aliança Francesa de Curitiba e Marcelo Almeida Cultura.
Venha discutir com Marcelo Almeida e demais participantes obras da literatura francesa e francófona.
Como funciona o evento:
- É selecionada uma obra francófona. Este mês: Madame Bovary de Gustave Flaubert
- O público interessado faz inscrição e pode emprestar a obra na secretaria da AF;
- O publico inscrito pode ler a obra até o dia do evento;
- No dia do evento, os participantes debatem, conversam sobre a obra;
- Após o evento, os participantes devolvem a obra.
Data : 25/01/18
Horário: 19h00
Local: Café Babette
Informação: 3223.4457 ou contato@afcuritiba.com.br
Evento gratuito e aberto ao público
Sinopse:
Reconhecido por autores como Henry James como “o romance perfeito”, Madame Bovary é a obra fundamental de Gustave Flaubert (1821-80). Trata-se de um raridade, mesmo em um clássico, um exercício meticuloso de escrita que igualmente desafiava as estruturas literárias e as convenções sociais. Não à toa, a época de lançamento o impacto foi duplo: um sucesso de público e a reação feroz do governo francês, que levou o autor a julgamento sob a acusação de imoralidade.
Flaubert inventou um estilo totalmente novo e moderno, praticando uma escrita que, ao longo dos cinco anos que levou para terminar o livro, literalmente avançou palavra a palavra. Cada frase devia refletir o esforço em obtê-la, sendo reescrita e reescrita ad infinitum . Mestre do realismo, o autor documenta a paisagem e o cotidiano da segunda metade do século XIX, ironizando os romances sentimentais e folhetins, gêneros que considerava obsoletos.
A história faz um ataque à burguesia, desmoralizando-a com a descrição exuberante de sua banalidade. Em um tempo em que as mulheres eram submissas, Emma Bovary encontra nos tolos romances dos livros o antídoto para o tédio conjugal e inaugura uma galeria de famosas esposas adúlteras atormentadas na literatura.