Voltamos com os encontros “Sarau histoire” para falar esse ano das “favoritas” dos grandes chefes de Estado da História.
Neste primeiro encontro, vamos conversar a respeito da Diane de Poitiers (1499-1566): bela de se ver, agradável de se estar
No dia 31 de dezembro de 1499 nasceu a capricorniana que roubou, anos mais tarde, o coração do futuro rei da França, Henrique II. Corajosa, aos 6 anos de idade já acompanhava seu pai em caçadas munida de seu próprio falcão. Bela, intrépida, culta, e perita na arte da conversação e da intriga, Diane se tornou uma verdadeira dama da Renascença francesa. Pertencente à uma família ilustre, ela se casou muito cedo com um homem 40 anos mais velho. Viúva aos 31 anos de idade, portadora de uma beleza estonteante e uma reputação ilibada, teve livre trânsito na corte de Francisco 1.o., onde pode se deixar adorar por seu filho Henrique até o dia em que esse amor platônico se transformou em realidade, convertendo-a em uma das mais célebres favoritas da França dos Valois.
Palestrante e curadoria: Prof.a Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla
Local: Café Babette (Prudente de Moraes, 1101)
Horário: 19h30
Entrada franca